sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Pra que serve a Filosofia????

Pois é pessoal, hoje vendo RJ TV, me deparei com um fato um tanto quanto ruim para alguns indivíduos que, como eu, desejam prestar concurso para o vestibular da UFRJ para algum dos seguintes cursos: Direito, Ciências Sociais, Filosofia e História.
Essas matérias fazem parte do grupo 6 e em tal prova cairá, não específica, a matéria de Filosofia.AAAAAAHHHHHHHHHHHH.
Filosofia é uma palavra de origem grega (que ódio desse povo), onde philos= amor e sofia = sabedoria. Nossa tudo haver com a bomba que, provavelmente, levarei no vestibular. Atualmente é uma disciplina ou uma área de estudos que envolvem investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (visões do mundo) em uma situação geral, abstrata ou fundamental.
Como vocês devem saber, tal matéria é ensinada somente no primeiro ano do Ensino Médio, bem e aí??? Como é que, eu, aluna do segundo ano, que não obtive conhecimentos nem no primeiro ano, quanto mais passados dois anos????
Pois é vocês devem ter lido no meu perfil que desejo ser, um dia, uma jornalista, porém meu plano inicial era de prestar prova para o curso de Ciências Sociais. AAAAAAHHHHHHH.
Como os kras que querem nos ferrar de um jeito bem filosófico, isto é, os indivíduos que propuseram a introdução da disciplina de Filosofia na prova de alguns cursos, notificaram tal fato muito em cima da hora, este ano não será pedido o conhecimento de autores, teorias, conhecimento aprofundado da matéria, repitindo que tal disciplina será composta somente de quatro questões e comporá do elenco de provas não específicas do grupo 6. As demais disciplinas não específicas para o grupo 6 são Biologia, Física, Química e Matemática, cada uma dela terá quatro questões, de modo que, do mesmo modo que para os outros grupos, serão vinte as outras não específicas. Será questionada a capacidade do aluno de interpretar textos.
Concluindo, o negócio agora é filosofar, porque o vestibular do ano que vem será a base de bastante enrrolation filosófico.Fazer o que né, nem tudo é perfeito.

OBS: Na próxima postagem, vocês verão uma entrevista com um profissional da área de Filosofia respondendo algumas questões sobre tal área de estudo. E tal pessoa responderá a pergunta que não quer calar, pra que serve a Filosofia???
Até a próxima.

2 comentários:

Infinito Particular disse...

Oi Amanda,
resolvi conferir seu blog, me deparei com um assunto que amo Filosofia, você está no seu total direito de reclamar, afinal o vestibular é um sistema avaliativo muito desumano pois como que uma pessoa poderá testar o conhecimento adquirido basecamente em 3 anos em uma simples tarde de domingo, fora os problemas pessoais, muitos não conseguem chegar a tempo ou ficam nervosos e mesmo sabendo a matéria não conseguem passar, eu acho que a filosofia é uma matéria de tal importancia quanto as outras, não defendo porque eu gosto dela, como eu disse no começo do post, apenas acho que como física, matemática, língua estrangeira, história, literatura ela deve ser cobrada sim, no seu caso seria bem desumano pois você não teve filosofia no primeiro ano, mas infelizmente no pais em que vivemos, eles não estão preocupado se você aprendeu ou não...
Mas ainda há tempo de correr atrás pois você está no segundo ano e filosofia fala mais das questões da sociedade, das correntes filosóficas, não é tão difícil de se entender assim...
Então, espero realmente que não se desispere, afinal ainda há tempo de correr atrás e eu sempre soube que é esforçada, vai conseguir, não vai ser a filosofia que vai tirar de você seu grande sonho!

Beijão ;)

Anônimo disse...

Oi mandinha...... eu tambem não gosto muito dessa matéria porém jah estudei-a no primeiro ano do EM.
E se você quiser uma dica ,se você puder ler o livro "O mundo de Sofia" vai te ajudar bastante a história é um pouco extensa mas o quanto você puder ler vai te ajudar bastante. A professora utilizou ele no primeiro ano dividido em apostilas....
Boa sorte e
Beijos